Energia leva PSI-20 para queda de quase 1%. BCP, já no Stoxx, brilha
Galp Energia, EDP e EDP Renováveis registaram quedas de mais de 1%, atirando o PSI-20 para terreno negativo num dia negro nos mercados europeus. O BCP escapou no regresso ao Stoxx 600.
O PSI-20 cedeu num dia de fortes quebras entre as bolsas europeias. EDP e Galp foram as cotadas que mais pesaram no índice nacional, com quedas de mais de 1%. Já o regresso do BCP ao Stoxx 600, o índice de referência europeu, fica marcada por um bom desempenho que impediu maiores perdas na bolsa portuguesa.
Foi uma segunda-feira de fortes quedas nos mercados bolsistas europeus. O Stoxx 600 caiu 1,14%, com Espanha, Alemanha, França e Reino Unido a quebrarem acima do 1%. O reino de Isabel II é o que mais se destaca pela negativa, ao afundar 1,66% para os 7.045,56 pontos, tocando mínimos do final de 2016. Os investidores retraem-se num dia em que o Brexit começa a ganhar forma: Bruxelas e Londres anunciaram a chegada a acordo sobre o período de transição, que vem permitir uma saída gradual.
O PSI-20 apresentou uma queda de 0,73% para os 5.396,4 pontos. As energéticas foram as que mais prejudicam o índice nacional. Os títulos da EDP desvalorizam 1,51% para os 3,007 euros, e a participada EDP Renováveis perdeu 1,97% para os 7,47 euros. A Galp também pesou, ao cair 1,19% para os 15,3 euros. Os mercados petrolíferos não ajudaram: o barril de Brent, referência para a Europa, recua 0,24% para os 66,05 dólares.
Jerónimo Martins, Nos e CTT também registaram quedas acentuadas, contribuindo para a queda expressiva da praça portuguesa num dia em que poucos foram os destaques positivos. O BCP, no dia em que voltou a integrar o europeu Stoxx 600, conseguiu contrariar a tendência negativa ao apresentar uma valorização de 0,65% para os 28 cêntimos.
A outra novidade do índice nacional, a F. Ramada, terminou a primeira sessão em terreno neutro. Após as quebras de 1,5% que se verificaram ao longo da sessão, as ações da cotada que veio substituir a Novabase no PSI-20 encerraram inalteradas, a cotar nos 13,10 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia leva PSI-20 para queda de quase 1%. BCP, já no Stoxx, brilha
{{ noCommentsLabel }}