Ilha espanhola vendida por 18 milhões a um luxemburguês

A ilha S'Espalmador, localizada entre Ibiza e Formentera, foi vendida a uma família luxemburguesa, apesar dos esforços do Governo em tentar torná-la uma propriedade pública.

Há quem procure imóveis para comprar e há quem procure ilhas. Foi o caso da ilha espanhola de S’Espalmador, localizada entre Ibiza e Formentera, vendida esta semana a uma família luxemburguesa por 18 milhões de euros. Propriedade de uma família catalã, que a adquiriu em 1932, passou agora para as mãos de mais um privado, apesar de todos os esforços das autoridades de Formentera para a comprar.

Foi adquirida em 1932 pelo britânico Bernard Cinnamond, por 42.500 pesetas (cerca de 255 euros), passando, anos mais tarde, para os netos Norman e Rosy Cinnamond. A ilha de S’Espalmador tem uma área de 137 hectares (cerca de três quilómetros de comprimento e 800 metros de largura), duas casas, uma capela e uma torre de vigia. Na altura da maré baixa, o acesso pode ser feito a pé, a partir de Formentera, ou de barco, na maré alta. Está ainda abrangida pelas leis de proteção ambiental do parque natural de Ses Salines, escreve o El País (conteúdo em espanhol).

Em maio de 2016, a família ofereceu ao Consell de Formentera a hipótese de comprar a S’Espalmador por 18 milhões de euros, ou 20 milhões, se o pagamento fosse feito em prestações. Por não ter fundos suficientes, o Consell recorreu ao governo das Ilhas Baleares, e ambas as entidades decidiram pedir ajuda ao Governo central. No entanto, embora este tenha dito que ia estudar o assunto, a verdade é que acabou por não dar qualquer resposta. Assim, após várias reuniões, desistiram da compra.

Localização da Ilha S’Espalmador

Os netos Cinnamond voltaram a colocar a propriedade no mercado, acabando, finalmente, por vendê-la a um investidor privado. Esta semana, um porta-voz dos antigos donos — os netos Cinnamond –, revelou que a ilha foi comprada por uma família de Luxemburgo, para uso pessoal, de acordo com a EFE, e que os novos donos estão “plenamente cientes de todos os regulamentos de proteção que afetam” S’Espalmador. Por enquanto, a identidade do comprador é ainda desconhecida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilha espanhola vendida por 18 milhões a um luxemburguês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião