EDP põe fim a ciclo de quedas na bolsa de Lisboa

EDP, NOS e CTT animaram a praça lisboeta, invertendo a tendência negativa que se arrastava desde terça-feira.

Foi um dia misto nos principais índices europeus, mas em que a praça de Lisboa encerrou a sessão no verde, colocado um ponto final numa tendência negativa que se arrastava desde terça-feira.

O PSI-20 arrancou a sessão no vermelho, mas acabou por recuperar e fechar perto da linha de água, valorizando 0,01% para 4676,1 pontos. É o fim do maior ciclo de quedas do índice nacional desde junho. Já o índice europeu de referência STOXX 600 caiu 0,3% esta sexta-feira, para 340,7 pontos.

Apesar do mau desempenho da EDP Renováveis nesta sessão, com os títulos da empresa a caírem 0,76% para 6,896 euros, a EDP e a NOS travaram as quedas. A companhia energética valorizou 0,57% em bolsa com as ações a negociarem-se a 3,01 euros, enquanto a operadora subiu 0,36% para 6,08 euros por ação. Também os CTT contribuíram para os ganhos, com os títulos a valorizarem 0,93% para 6,11 euros. De registar também os bons desempenhos da Corticeira Amorim e da Semapa, com ganhos de 0,28% e 0,51%, respetivamente.

Pela negativa, destaque para o BCP, cujas ações continuam em queda desde a ação de reverse stock split desta segunda-feira, em que 75 ações foram convertidas em apenas uma. Desde então, as ações do banco não pararam de cair e, esta sexta-feira a tendência manteve-se, com perdas de 2,33%. As ações do BCP negoceiam-se agora a 1,25 euros.

Recorde-se que a Galp apresentou resultados esta sexta-feira, tendo registado um resultado líquido de 361 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Ainda assim, trata-se de um recuo de 26% em relação ao período homólogo, facto que levou as ações da empresa a caírem 0,2% para 12,49 euros naquela que é já a terceira sessão consecutiva de perdas.

Já ações da Mota-Engil também derraparam em bolsa, mesmo depois de a empresa anunciar ter ganhado um contrato para reabilitar uma autoestrada no México, uma obra avaliada em 228 milhões de euros. Os títulos da construtora caíram 0,56% e valem agora 1,77 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP põe fim a ciclo de quedas na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião