Carros novos obrigados a partir de hoje a ter aparelho que liga automaticamente ao 112

Chama-se eCall e visa melhorar o tempo de resposta dos serviços de emergência quando há um acidente. Novos veículos de passageiros e comerciais ligeiros terão de incorporar aparelho a partir de hoje.

A partir de hoje, os novos automóveis na União Europeia terão de estar equipados com o eCall, um aparelho que liga automaticamente aos serviços de emergência quando há um acidente. A Comissão Europeia estima que, assim que o sistema estiver completamente implementado, o eCall vai ajudar a salvar centenas de vidas todos os anos.

Como funciona o eCall? Sempre que há um choque, o eCall comunica imediatamente com os serviços de emergência, informando-os sobre a localização exata do veículo. O eCall é automaticamente ativado assim que os sensores do carro ou outros elementos, como o airbag, deteta um acidente grave.

Disparado o alerta, o equipamento contacta o número europeu de emergência 112, estabelecendo uma ligação com o centro de atendimento de emergência, a quem envia detalhes do acidente para o auxílio das autoridades. Dentro deste conjunto de informação — conhecido como Conjunto Mínimo de Dados — incluem-se dados como hora do acidente, a posição precisa do veículo acidente e a direção da viagem.

Sistema eCall ativa-se após o choque e liga automaticamente ao 112.Comissão Europeia

O eCall também pode ser acionado manualmente pressionando um botão no carro, por exemplo, por uma testemunha de um acidente grave ou pelo próprio acidentado.

Estima-se que o eCall possa acelerar o tempo de resposta dos serviços médicos em 40% nas áreas urbanas e em 50% nas áreas rurais, podendo reduzir o número de mortes em pelo menos 4% e o número de feridos graves em 6%, estima a Comissão Europeia.

Há anos que Bruxelas tem em cima da mesa este projeto que visa melhorar a eficácia dos serviços de emergência no auxílio a acidentados nas estradas. Em 2012, cerca de 28 mil pessoas morreram e mais de 1,5 milhões ficaram feridas em resultados de acidentes nas estradas da União Europeia.

O eCall não será uma caixa negra como existe, por exemplo, nos aviões. Apenas grava uma parte da informação. Por outro lado, o eCall não será usado para monitorizar as movimentações de um determinado condutor. O cartão SIM usado para transmitir os dados do eCall está “adormecido” e apenas é ativado quando há um acidente.

Só os novos modelos de veículos de passageiros e comerciais ligeiros fabricados a partir de hoje é que terão de passar a estar equipados com o eCall.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carros novos obrigados a partir de hoje a ter aparelho que liga automaticamente ao 112

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião