Fectrans: Greve na IP em 80% apesar de “sistema antigreve”
Acusada pelo sindicato de ter um "sistema antigreve" para evitar que os trabalhadores participassem na paralisação, a Infraestruturas de Portugal afirmou cumprir estritamente a lei.
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) estima uma adesão “muito significativa” de cerca de 80% na greve de hoje, mas admitiu que há vários comboios a circular devido a um sistema “antigreve aplicado pela Infraestruturas de Portugal”.
José Manuel Oliveira, da Fectrans, falava aos jornalistas numa concentração dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) em frente à sede da empresa, em Almada. Os trabalhadores da IP cumprem hoje um dia de greve. A empresa queria serviços mínimos correspondentes a 25% do número de composições habituais de transporte de passageiros, mas o tribunal arbitral entendeu não decretar este serviço face à curta duração da greve e por haver transportes alternativos.
Num esclarecimento enviado à Lusa, a IP afirma que “pauta a sua atuação pelo estrito cumprimento da Lei, não promovendo qualquer ação que ponha em causa o legítimo direito à greve dos seus trabalhadores”.
Uma centena de comboios foram suprimidos a nível nacional segundo a CP, que até às 08:00 cumpriu mais de metade (62%) da circulação prevista.
Num ponto de situação até às 08:00, Ana Portela, da CP – Comboios de Portugal, disse que dos 266 comboios previstos no total foram realizados 166, sendo que as linhas com melhor desempenho foram as dos Urbanos de Lisboa (91% circularam) e do Porto (80%).
A greve também obrigou a suprimir 19 dos 34 comboios suburbanos previstos realizar até às 09:00 de hoje pela Fertagus, segundo a empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fectrans: Greve na IP em 80% apesar de “sistema antigreve”
{{ noCommentsLabel }}