Marcelo leu o relatório de Tancos. “Não desisto de ter uma resposta”, diz

  • ECO
  • 2 Abril 2018

O Presidente da República acredita que as Forças Armadas não deixarão "de esclarecer aquilo que se passou e como se passou para os portugueses ficarem a saber também".

O Presidente da República já leu o relatório de Tancos, mas não avança conclusões. Remete o apuramento dos factos para as instituições judiciais competentes, mas, em declarações à RTP 3, reitera que não vai desistir de uma resposta.

Marcelo mantém a posição que tinha antes de receber o relatório, o qual já leu há cerca de duas semanas. “Não desisto de ter uma resposta“, afirma, e reitera a confiança na investigação, da qual “espera muito” e na qual conta com a colaboração com as forças armadas. Estas, acredita, não deixarão “de esclarecer aquilo que se passou e como se passou para os portugueses ficarem a saber também”. Agora, cabe à “instituição judicial competente o apuramento dos factos e dos eventuais responsáveis”.

O relatório do Ministério da Defesa sobre o furto de Tancos aponta “falhas de manutenção sistémica e estrutural” nos paióis e destaca que nunca foi cumprido o número de efetivos originalmente determinado para a segurança da infraestrutura.

O Presidente da República aproveitou ainda para destacar a intervenção das forças militares nacionais destacadas na República centro-africana. Da sua perspetiva, a “forma excecional como intervieram” que mostra o porquê de serem tão admirados lá fora”. Mostrou-se ainda preocupado com os apoios à cultura, e prometeu falar com alguns autarcas para entender melhor a situação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo leu o relatório de Tancos. “Não desisto de ter uma resposta”, diz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião