Disney está disposta a comprar a Sky News, diz a Fox

A Disney estará preparada para comprar a divisão noticiosa do grupo Sky, mesmo que a compra do grupo pela Fox não vá adiante. Objetivo é apaziguar os receios do regulador.

A Disney está preparada para comprar a Sky News, indicou a Fox esta terça-feira num comunicado enviado ao regulador britânico da concorrência. A intenção será a de aliviar as preocupações de que a compra do grupo Sky pela Fox, por 10,75 libras por ação, venha a dar a Rupert Murdoch demasiada influência nos media britânicos.

De acordo com o The Wall Street Journal [acesso pago], esta notícia surge numa altura em que a própria Disney anunciou uma proposta de 52 mil milhões de dólares para passar a controlar a Fox. A oferta abrange não só o grupo de Murdoch como também os estúdios de cinema e a parcela que a Fox já tem na Sky.

A família Murdoch detém 39% dos direitos de voto da Fox e também da News Corp, um grupo de media que controla vários tabloides influentes no Reino Unido e que é também a dona do The Wall Street Journal.

Assim, a Disney estará interessada em comprar a Sky News, a divisão noticiosa do grupo Sky, mesmo que a sua proposta maior sobre a Fox não vá avante. Uma forma de apaziguar os receios expressados pelo regulador de que, caso a Fox passe a deter a totalidade da Sky, com a Sky News, Rupert Murdoch terá controlo em demasia sobre os media no Reino Unido, levantando entraves ao pluralismo.

Estas propostas enfrentam ainda uma outra barreira. Do lado de lá da barricada, a Comcast também já ofereceu 12,50 libras por cada ação do grupo Sky, uma proposta superior à da Fox. Ou seja, para o negócio da compra da Sky pela Fox avançar, 75% dos acionistas, sem contar com a própria Fox, terão de aceitar a proposta de valor inferior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Disney está disposta a comprar a Sky News, diz a Fox

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião