Fed de Nova Iorque apresenta taxa que vai substituir a Libor

  • ECO
  • 3 Abril 2018

A Reserva Federal de Nova Iorque já apresentou a nova taxa interbancária que deverá substituir a Libor. Investidores esperam que seja mais confiável, assim como mais difícil de manipular.

A Reserva Federal de Nova Iorque já apresentou a nova taxa interbancária que vai potencialmente substituir a Libor, segundo avança a Reuters. (conteúdo em inglês). São boas notícias para os investidores que preveem que esta nova taxa, conhecida como SOFR, seja mais confiável e mais difícil de manipular em relação à taxa britânica.

Foi na semana passada que foi anunciada a criação da nova taxa interbancária do mercado monetário para substituir a Libor. A publicação desta taxa — Secured Overnight Financing Rate, ou SOFR na sigla em inglês — é o primeiro passo de um plano que deverá demorar vários anos a ser implementado. E que tem como objetivo fazer a transição de mais derivados da Libor.

A Libor, a taxa média interbancária no mercado monetário, é utilizada na definição das taxas de juro do crédito à habitação ou de empréstimos a estudantes. É determinada com base na média das taxas que um conjunto de 20 bancos antecipa que serão capazes de se financiar entre si, em cinco moedas diferentes e em sete períodos temporais, e é atualizada todos os dias de manhã.

A Fed de Nova Iorque segue os mesmos passos que já foram dados pelo Banco Central Europeu. O banco central liderado por Mario Draghi anunciou no ano passado que iria lançar uma nova taxa de referência para os depósitos dos bancos até 2020, criando um “concorrente” às atuais taxas Euribor que são fixadas pelos próprios bancos — como é também o caso da Libor. Isto depois dos escândalos de manipulação destas taxas que servem de referência para muitos contratos dos bancos, incluindo para comprar casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed de Nova Iorque apresenta taxa que vai substituir a Libor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião