Avaria num sistema pode atrasar metade dos voos previstos para hoje no espaço aéreo europeu

  • Lusa e ECO
  • 3 Abril 2018

Entidade que gere o sistema europeu de gestão de tráfego aéreo detetou uma falha técnica que poderá atrasar esta terça-feira cerca de metade dos 30 mil voos previstos no espaço aéreo europeu.

Uma falha técnica pode provocar atrasos em metade dos cerca de 30 mil voos previstos para esta terça-feira no espaço aéreo europeu, anunciou a Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea.

“Hoje [terça-feira] estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registar atrasos devido a uma avaria no sistema”, indicou a organização em comunicado, que já tinha assinalado uma falha no sistema de gestão.

Os planos de contingência que estarão a ser implementados até que o problema esteja resolvido deverão reduzir a capacidade da rede europeia em 10%, referiu a mesma entidade no Twitter. “O problema com o sistema (de gestão) ETFMS foi identificado e estão a ser tomadas medidas para permitir o regresso à normalidade”, disse a Eurocontrol, esperando que a situação esteja resolvida à noite.

“Mas os planos de voo entregues antes das 10:26 TMG (11:26 em Lisboa) estão perdidos e foi pedido aos operadores aéreos para apresentarem de novo os planos de todos os aparelhos que ainda não tenham descolado”, acrescentou. A Eurocontrol não deu detalhes sobre o problema técnico que esteve na origem destas perturbações.

Segundo avança a AFP, vários aeroportos europeus estão a alertar os passageiros para que verifiquem o estado do voo. “Nunca tivemos nada assim”, disse um porta-voz da Eurocontrol à agência francesa.

O aeroporto de Amesterdão-Schipol pediu aos passageiros para consultarem as informações sobre os voos no seu ‘site’, dando conta de possíveis consequências nas partidas e o aeroporto de Helsínquia informou que havia atrasos. Em Bruxelas, foi indicado, através da rede social Twitter, que o movimento foi limitado a 10 partidas por hora e que está a ser analisado o evoluir da situação.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaria num sistema pode atrasar metade dos voos previstos para hoje no espaço aéreo europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião