“Sabia que…?”: a campanha que divulga resultados dos apoios da União Europeia em… pacotes de açúcar

  • Rita Frade
  • 14 Abril 2018

Campanha, desenvolvida no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020, divulga resultados dos apoios da União Europeia, em Portugal, em pacotes de açúcar.

Serão produzidos cerca de cinco milhões de pacotes de açúcar no âmbito da campanha “Sabia que…?”.Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P.

Foi lançada uma campanha que divulga resultados dos apoios dos fundos da União Europeia (UE), em Portugal, em pacotes de açúcar.

Desenvolvida no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020, que integra todos os Programas do Portugal 2020, a campanha “Sabia que…?” pretende melhorar a “perceção do público português sobre o impacto da aplicação destes fundos no nosso país, refere a página do Portugal 2020.

Esta iniciativa resulta de um apelo feito por escrito aos Estados-membros da União Europeia, por parte das comissárias europeias para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, e para a Política Regional, Corina Cretu, para que haja um “reforço da comunicação sobre os resultados da Política de Coesão”.

Na carta, era também sugerida “a adoção de um conjunto de medidas concretas orientadas para o público em geral“. A campanha “Sabia que…?” foi uma das iniciativas levadas a cabo em Portugal e será promovida através de vários canais (online e offline) e formatos, dos quais fazem parte a impressão de frases em pacotes de açúcar.

Para a produção dos pacotes de açúcar, com frases inscritas, e para a distribuição dos mesmos “foram convidadas a colaborar quatro empresas que atuam no mercado do café e dos chás”, de forma voluntária, uma vez que não havia “lugar ao pagamento de qualquer preço ou de outra contrapartida”.

A Manuel Rui Azinhais Nabeiro (do grupo responsável pela comercialização dos cafés da marca Delta) foi a empresa que aceitou o convite, “tendo decidido produzir cinco milhões de pacotes de açúcar, distribuídos a nível nacional”, mas apenas no Continente.

A coleção de dez pacotes de açúcar terá uma duração aproximada de quatro meses (tempo estimado para a sua utilização) e inclui as frases:

  • Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam a reciclagem dos 460 kg de resíduos que cada um de nós produz por ano?
  • Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam o emprego de investigadores ligados à economia do mar?
  • Sabia que… Cerca de 40% dos jovens que apostam na agricultura com o apoio dos Fundos da União Europeia são mulheres?
  • Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a taxa de abandono escolar diminuiu de 35,5% para 14% em 10 anos?
  • Sabia que… Nos últimos dois anos os Fundos da União Europeia já apoiaram 2500 pessoas com deficiência e incapacidade no desenvolvimento de competências profissionais?
  • Sabia que… Seis meses após beneficiarem de Fundos da União Europeia, cerca de 12000 desempregados já conseguiram um emprego?”
  • Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a % de licenciados (30-34 anos) em Portugal subiu de 12,9% para 34,6% em 10 anos?
  • Sabia que… Por dia, em média, as empresas nacionais investem 3,8 M€ em inovação com apoio dos Fundos da União Europeia?
  • Sabia que… Nos últimos 10 anos cerca de 17 mil empresas beneficiaram de Fundos da União Europeia para serem mais competitivas?
  • Sabia que… Os Fundos da União Europeia contribuem para 87 mil novos postos de trabalho nas nossas empresas?

A par dos pacotes de açúcar, foram também desenvolvidas outras atividades para divulgar a campanha, como a colocação de mupis em catorze cidades da região centro ou a participação em feiras (Futurália e Qualifica),

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sabia que…?”: a campanha que divulga resultados dos apoios da União Europeia em… pacotes de açúcar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião