100 mil em risco de ver o valor da renda triplicar a partir de 2020
De acordo com a Associação Inquilinos Lisbonenses, as rendas em Lisboa chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam. Situação pode escalar nos próximos dois anos.
Os inquilinos estão preocupados com o fim do período de transição que protege as rendas antigas de aumento. De acordo com o Diário de Notícias, há cerca de 100 mil famílias em risco de ver o valor da renda triplicar a partir de 2020.
Há inquilinos que já estão a ser chamados a pagar mais, com a aproximação do fim dos contratos. É o caso de Luís, que pagava 632 euros por um T1 em Lisboa desde 2014 e que, um ano antes de terminar o contrato, foi confrontado com o novo valor de 800 euros, que começou agora a pagar.
De acordo com o presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho, em Lisboa, as rendas chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam. “Há pessoas que pagavam rendas de 200 e 300 euros e agora estão a ser confrontadas com valores de 600 e 700 euros”, montantes que não estão desligados do boom imobiliário e da pressão turística cada vez maior, conta.
A situação pode escalar nos próximos dois anos, quando terminar o período de transição do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), diz ainda. Terminado o período transitório, “o valor da renda a apurar será igual a 1/15 avos do valor patrimonial do imóvel. Uma renda que hoje está em 120 euros pode passar para 500 ou 600 euros à vontade”, realça Romão Lavadinho.
Quantos contratos estão em causa? “Neste momento serão um pouco mais de 100 mil”, admite Lavadinho, lembrando que “a maioria destas pessoas é de elevada idade”.
Já António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários, admite que o fim do período pode levar a um aumento das rendas, mas realça que “a maioria destes inquilinos tem mais de 65 anos e rendimentos baixos [menos de cinco salários mínimos brutos] que a lei protege”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
100 mil em risco de ver o valor da renda triplicar a partir de 2020
{{ noCommentsLabel }}