PGR cria equipa especial de procuradores para investigar crimes no futebol

  • ECO
  • 11 Abril 2018

Joana Marques Vidal criou uma equipa especial de procuradores para investigar exclusivamente crimes relacionados com o futebol. A ideia não agrada ao Ministério Público nem à Polícia Judiciária.

A Procuradora Geral da República criou uma equipa especial de procuradores para lidar exclusivamente com processos de crimes relacionados com o futebol. A decisão foi tomada há algumas semanas, mas está a criar uma certa controvérsia com o Ministério Público e a Polícia Judiciária.

De acordo com a notícia adiantada esta quarta-feira pela Sábado, Joana Marques Vidal nomeou Maria José Morgado, procuradora-geral distrital de Lisboa, e Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para criar uma equipa especial para estudar exclusivamente casos de crimes financeiros, corrupção desportiva e viciação de resultados no futebol.

Nos últimos meses, conforme apurou a Sábado, a PGR, o DCIAP e a PJ receberam várias denúncias anónimas sobre possíveis casos de corrupção em equipas de futebol, especialmente o Benfica, o Porto e o Sporting. No entanto, esta decisão não agrada a todos. “A diretoria da PJ do Porto e do DIAP, por exemplo, têm em curso processos muito delicados sobre viciação de resultados. Estar a mudar tudo nesta fase não faz muito sentido”, disse uma fonte à revista.

Contudo, um magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal assegurou ao mesmo órgão de comunicação que “nada está decidido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR cria equipa especial de procuradores para investigar crimes no futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião