Centeno prepara ida para Comissário Europeu

  • ECO
  • 14 Abril 2018

O futuro do ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está em aberto. Centeno pode ser o candidato a comissário na próxima Comissão Europeia, mas há muitas variáveis em aberto.

A hipótese de Mário Centeno poder vir a ser nomeado como próximo comissário português em Bruxelas é cada vez mais real. O jornal Expresso escreve este sábado que o PS vê esta solução com bons olhos, mas a decisão cabe a António Costa, que se recusou a comentar tal hipótese. “Ainda ninguém está a pensar no assunto”, referiu o Primeiro-Ministro.

Também Mário Centeno se recusou a comentar o tema, mas o seu nome é cada vez mais badalado nos corredores de Bruxelas. Ainda assim o Expresso adianta que existem demasiadas variáveis, quer nacionais, quer no contexto europeu, em jogo. Uma possível indicação do ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo relaciona-se com as mudanças que estão em preparação no plano económico, financeiro e da governação da zona euro e até com o destino do próprio Eurogrupo.

O futuro de Centeno, numa altura em que se avizinha o ano eleitoral, está assim em aberto, não se sabendo sequer se o ministro pretende continuar, caso o PS ganhe as legislativas de 2019, apesar de a secretária-geral adjunta do PS já ter demonstrado vontade de o manter no cargo.

Um dado é certo, para ser presidente do Eurogrupo, Centeno tem que se manter como ministro das Finanças, caso contrário poderá apenas manter-se no cargo até ao final do mandato, que termina no primeiro semestre de 2020. De resto, será por volta de julho de 2019 que os governos começarão a indicar os nomes dos seus candidatos a comissários, depois de escolhido o futuro presidente da Comissão.

A somar às várias incógnitas da equação, acrescente-se ainda o enfraquecimento da família socialista, um pouco por toda a Europa, bem visível no facto de ainda nem sequer terem começado a discutir nomes para a presidência da Comissão Europeia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno prepara ida para Comissário Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião