Seguradoras já identificaram produtos para criar seguro de renda

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) foi consultada pelo Governo sobre as "condições de viabilidade de seguros" para o mercado de arrendamento. E já identificou os produtos que existem.

O Governo pediu às seguradoras que apresentem propostas para a criação de um seguro de rendas que permita proteger os proprietários de imóveis arrendados, no caso de os inquilinos deixarem de pagar as rendas. A notícia foi avançada, esta terça-feira, pelo Jornal de Negócios (acesso pago). Ao ECO, a associação de seguradoras afirma que já foram identificados os produtos existentes para a posterior criação de um seguro de renda.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) confirma que foi consultada pelo Governo sobre as “condições de viabilidade de seguros” para o mercado de arrendamento. “Sendo este um seguro facultativo, o papel da APS foi o de identificar produtos de seguro já atualmente existentes no mercado e prestar informação sobre o âmbito das coberturas desses seguros“, afirma a associação em resposta ao ECO, acrescentando que o tema está agora a ser tratado entre o Governo e as seguradoras.

Esta é uma medida que tem sido prometida por sucessivos governos mas que nunca chegou a sair do papel. O objetivo é diminuir o risco associado aos contratos de arrendamento, ao mesmo tempo que estes seriam simplificados, já que deixariam de ser necessários os fiadores como garantia para situações de incumprimento.

Agora, os deputados voltam a insistir nesta questão. O CDS-PP apresentou, na semana passada, várias propostas para regular o mercado de arrendamento, onde se inclui a criação de um seguro de renda. Também o Bloco de Esquerda já fez saber que vai avançar com uma proposta para este setor, propondo limitar os aumentos de renda e defendendo também a criação de um seguro desta natureza.

Ao Jornal de Negócios, a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, diz que o Governo aguarda agora pela resposta das seguradoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras já identificaram produtos para criar seguro de renda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião