Salários da Função Pública alemã vão aumentar três vezes até 2020

  • Lusa
  • 18 Abril 2018

Funcionários Públicos alemães vão ver os seus salários aumentados três vezes até 2020, anunciou o ministro do Interior da Alemanha, esta quarta-feira. Subidas variam entre os 3,2% e os 1,1%.

Os trabalhadores da Função Pública na Alemanha vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, segundo o ministro do Interior, Horst Seehofer.

Os 2,3 milhões de trabalhadores de aeroportos, gares, hospitais, serviços de higiene ou creches, por exemplo, vão ter um aumento de 3,2% retroativo a 01 de março de 2018, a que se segue outro de 3,1% em 01 de abril de 2019 e um terceiro, de 1,1%, em 01 de março de 2020, detalhou.

À saída das negociações, em Potsdam, perto de Berlim, o dirigente do principal sindicato deste setor, Verdi, Frank Bsirske, considerou que foi o acordo melhor negociado desde há anos.

Ao contrário, no setor da construção, as negociações não acabaram na terça-feira com os sindicatos e os patrões ainda em divergência na valorização salarial.

Na função pública, os principais sindicatos (Verdi, GEW et DBB) exigiram uma subida de 6% dos salários e pretendiam que isso se traduzisse, pelo menos, em mais 200 euros por mês para os empregados do Estado federal e das comunas.

Os sindicatos, argumentando com a boa saúde da economia e um excedente orçamental recorde de 38,4 mil milhões de euros em 2017, estão a explorar a vitória do forte sindicato IG Metall. De facto, este arrancou na metalurgia um acordo inédito sobre a semana de 28 horas, durante um período limitado, e subidas salariais de 4,3%, depois de ter chegado a reclamar 6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários da Função Pública alemã vão aumentar três vezes até 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião