5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 20 Abril 2018

Por cá, os investidores vão aguardar pela decisão da Moody's sobre o rating de Portugal e pelos resultados do BPI. Lá fora, a OPEP reúne-se para decidir se prolonga o corte da produção de petróleo.

O dia vai ser marcado pela decisão da Moody’s e da DBRS sobre o rating de Portugal — a Moody’s é a única entre as grandes agências a manter o país no “lixo”, o que pode mudar esta sexta-feira. Além disso, os investidores vão analisar os resultados do BPI, com o banco liderado por Pablo Forero a dar o pontapé de saída na época de resultados referente ao primeiro trimestre do ano. Lá fora, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e a Rússia reúnem-se para decidirem se prolongam o acordo para a reduzir o excesso de petróleo que há no mercado.

Moody’s e DBRS decidem rating de Portugal

A Moody’s vai pronunciar-se sobre a notação de Portugal. É a única entre as grandes agências de rating mundiais que mantém Portugal num patamar de investimento considerado especulativo, o que pode mudar esta sexta-feira. Na última decisão, de 1 de setembro, a Moody’s colocou a perspetiva em terreno positivo, abrindo a porta a uma melhoria da notação do país (situa-se atualmente no nível Ba1) . Além da Moody’s, a DBRS também vai avaliar a notação da República.

BPI dá pontapé de saída nos resultados da banca

O banco liderado por Pablo Forero é o primeiro a apresentar resultados para o primeiro trimestre deste ano. Isto depois de o BPI ter reduzido os lucros de 313 milhões, o seu melhor resultado de sempre, para dez milhões no ano passado. No mesmo dia, a instituição financeira publica o relatório e contas para 2017 e realiza a assembleia geral de acionistas.

Será que o acordo da OPEP vai ser prolongado?

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e a Rússia reúnem-se esta sexta-feira. Neste encontro, os produtores de petróleo, vão focar-se no prolongamento da sua cooperação além deste ano para reduzirem o excesso de petróleo que há no mercado. Segundo os analistas, se não houver uma indicação na reunião da OPEP de que vão continuar a cortar a produção além de 2018, isso deve pressionar os preços do petróleo, numa altura em que o Brent segue perto dos 75 dólares.

Debate no plenário sobre Portugal 2030

Depois de o Governo e o PSD terem assinados os acordos sobre fundos comunitários pós 2020 e descentralização, o tema vai esta sexta-feira ser discutido em plenário a pedido dos sociais-democratas. Nos acordos assinados na quarta-feira está ainda prevista a constituição de uma Comissão Independente para a Descentralização, para estabelecer as linhas da reforma do Estado ao nível regional, metropolitano e intermunicipal, até julho de 2019.

Concertação social discute Programa Nacional de Reformas

Os parceiros sociais reúnem-se esta sexta-feira para discutir o Programa Nacional de Reformas e fazer o ponto de situação da Agenda Social Europeia. Além do ministro do Trabalho, a reunião também contará com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião