Grécia está no bom caminho para finalizar programa de ajustamento, diz Centeno

  • ECO
  • 20 Abril 2018

"Estamos numa boa posição para finalizar o programa com a Grécia", diz o presidente do Eurogrupo, que garante que a economia grega já está livre de perigo.

A poucos meses de terminar o programa de ajustamento financeiro da Grécia, Mário Centeno, enquanto presidente do Eurogrupo, está confiante de que os gregos vão conseguir concluir o programa com sucesso, à semelhança do que aconteceu com Portugal. Em entrevista à CNBC, o ministro das Finanças português elogia o trabalho das autoridades gregas e garante que a economia do país já está a salvo.

“Estamos numa boa posição para finalizar o programa com a Grécia. As autoridades gregas fizeram um excelente trabalho a implementar ações prioritárias e a alcançar os objetivos do programa, o que nos leva a afirmar que a economia grega está livre de perigo“, disse Centeno à CNBC.

Assim, acredita, “uma saída bem-sucedida é perfeitamente alcançável em agosto“. Em cima da mesa estão ainda algumas questões relacionadas com a negociação do alívio da dívida grega. “Estamos a trabalhar com todas as instituições para chegar a acordo nesse aspeto”, garante.

O presidente do Eurogrupo usa ainda o exemplo de Portugal para falar no “ingrediente chave” para uma saída limpa: “todos estes processos [de acesso ao mercado e de construção de um novo modelo económico] têm de ser confirmados nos ciclos políticos e económicos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia está no bom caminho para finalizar programa de ajustamento, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião