A manhã num minuto
Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.
O gabinete do primeiro-ministro conta com 59 trabalhadores, de motoristas a assessores, e o cenário repete-se nos diferentes ministérios. Qual vai ver o impacto do fim do corte de 5%? O Programa de Estabilidade não agrada a gregos nem a troianos. Pela primeira vez na legislatura há projetos de resolução da esquerda. Mas só os centristas pedem, preto no branco, a sua rejeição.
A proposta já incendiou o Parlamento e criou alianças improváveis: o Governo pretende acabar com o corte salarial que ainda se mantém sobre o vencimento dos membros dos gabinetes de políticos, e encontrou um aliado no PSD e um opositor no Bloco de Esquerda, que por sua vez se viu de acordo com o CDS-PP. Mas quem é de facto afetado por este corte, e quanto ganham?
Pela primeira vez nesta legislatura, o Programa de Estabilidade vai ser discutido no Parlamento ao mesmo tempo que quatro projetos de resolução. PSD, CDS, Bloco de Esquerda e PCP passaram das palavras aos atos e apresentaram projetos onde põem em causa a estratégia orçamental do Governo. Mas apenas o dos centristas pede a rejeição do documento.
O presidente da Associação Nacional de Proprietários, António Frias Marques, está em “completo desacordo” com a proposta que prevê a requisição de habitações devolutas, considerando que esta medida é de uma “violência e crueldade inusitada”.
Lisboa está na moda. A capital registou mais do dobro do número de passageiros de cruzeiros no início deste ano. Um crescimento recorde que se deve à entrada em funcionamento do novo terminal de passageiros, diz o Porto de Lisboa.
Não espere pela próxima semana para abastecer o depósito do seu carro. Os combustíveis vão ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira. E tanto o preço do gasóleo como da gasolina preparam-se para aumentar pela quinta semana consecutiva. Vão avançar para máximos de mais de dois meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A manhã num minuto
{{ noCommentsLabel }}