BPI concretizou venda ao CaixaBank de sociedades de fundos de investimento

  • Lusa
  • 20 Abril 2018

A sociedade gestora de fundos de investimento BPI Gestão de Ativos foi vendida à dona do BPI por 75 milhões de euros e o BPI Global Investment Fund por oito milhões de euros.

O BPI disse esta sexta-feira, em comunicado ao mercado, que a 13 de abril concretizou a venda ao CaixaBank, seu maior acionista, das empresas BPI Gestão de Ativos e BPI Global Investment Fund.

Em novembro do ano passado, a administração do banco BPI aprovou a venda ao grupo CaixaBank de vários negócios, incluindo a transferência para o CaixaBank Asset Management das participações de 100% da sociedade gestora de fundos de investimento BPI Gestão de Ativos por 75 milhões de euros e do BPI Global Investment Fund por oito milhões de euros.

Contudo, a transmissão das ações dessas empresas ficou sujeita a várias condições, desde logo autorizações dos reguladores.

Em comunicado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI diz que “tendo todas essas condições sido verificadas, as transmissões de ações em apreço foram executadas com data de 13 de abril de 2018”. O CaixaBank é o principal acionista do BPI com 84,5% do capital social.

Em janeiro, o presidente executivo do BPI, Pablo Forero, recusou em conferência de imprensa que o banco esteja a ser ‘desnatado’ pelo CaixaBank (que o controla desde inícios de 2017), retirando-lhe atividades lucrativas, e afirmou que a venda de atividades do BPI ao CaixaBank serve para reforçar o capital e permitir-lhe oferecer novos produtos e mais crédito aos clientes.

O novo dono vai trazer novos produtos, novo know-how, vai permitir oferecer aos clientes novos produtos e melhores do que a concorrência, e vamos fazer isso sem termos que fazer investimentos”, afirmou o gestor espanhol aos jornalistas, acrescentando ainda que o valor das vendas servirá para “reforçar rácios de capital” do BPI, para que o banco possa ser “mais seguro, mais robusto e possa crescer em empréstimos em Portugal”.

O Banco BPI informou hoje que teve lucros de 210 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, que comparam com prejuízos de 122 milhões de euros dos primeiros três meses de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI concretizou venda ao CaixaBank de sociedades de fundos de investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião