Santos Silva: “Queremos renovar a atual solução governativa”

  • ECO
  • 30 Abril 2018

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que o acordo entre PS, Bloco de Esquerda e PCP foi "revolucionário". Augusto Santos Silva quer, por isso, que o mandato seja renovado.

O acordo entre o PS, Bloco de Esquerda e o PCP é para continuar na próxima legislatura. A garantia é deixada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, defendendo que a solução encontrada foi “revolucionária” e permitiu estabilidade política. Augusto Santos Silva defende, por isso, que o mandato deve ser renovado.

“Queremos continuar a governar, merecemos a renovação da confiança da parte do eleitorado e queremos renovar a fórmula da governação“, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, numa entrevista à TSF.

Para Augusto Santos Silva, o acordo à esquerda foi revolucionário. “Damo-nos bem com esta fórmula de governação, foi num certo sentido revolucionária na democracia portuguesa porque acabou com um dos tabus mais persistentes — o tabu de que só o PS, o PSD ou o CDS podiam ser partidos de Governo”, defendeu Augusto Santos Silva.

“Do nosso ponto de vista, esta fórmula foi boa, a solução política é estável, houve ganhos para todos, sobretudo, para as portuguesas e os portugueses, e portanto queremos renovar essa fórmula. Mas entendemos que a renovação da confiança depositada no PS e a renovação da atual fórmula política passa naturalmente pelo reforço da influência social e política do Partido Socialista”, realça ainda o ministro.

Questionado ainda sobre se o PS deve pedir maioria absoluta nas próximas eleições, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz apenas que o “PS definirá o que quer dizer. Na minha opinião, não precisa nem é desejável”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva: “Queremos renovar a atual solução governativa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião