Nem Uber nem Tesla. Os primeiros autónomos nas estradas serão do Pentágono
O Pentágono quer desenvolver veículos autónomos militares para zonas de combate e garante que serão os primeiros veículos não tripulados a circular nas ruas.
Recorda-se dos veículos autónomos que a Uber e a Tesla estavam a experimentar? Parece que nenhuma destas empresas vai ser a primeira a estrear as ruas. Tudo porque o Pentágono assegura que vai pôr a circular veículos sem condutor para o Exército, em primeiro lugar. Entre as novidades estarão tanques autónomos e veículos mais inteligentes para desarmamento de bombas.
“Vamos ter veículos autónomos para o Exército antes de haver carros autónomos nas ruas”, disse Michael Griffin, subsecretário da Defesa para Pesquisa e Engenharia, citado pela Bloomberg (conteúdo em inglês). De acordo com Griffin, 52% das vítimas em zonas de combate são militares que fornecem comida, combustível e outros recursos, de maneira que, uma forma de diminuir essa percentagem seria usar a inteligência artificial para melhor proteger esses militares.
“Eles estão numa posição bastante vulnerável nessas situações”, disse, acrescentando que “se isso puder ser feito por veículos autónomos recorrendo à inteligência artificial, onde não seja preciso preocupar-me com pedestres ou sinais de trânsito, porque haveria de não o fazer?“.
Griffin afirma que o Pentágono “deve absolutamente alavancar” o que outras empresas privadas têm estado a fazer nessa área, embora não tenha adiantado mais detalhes sobre os planos que estão em cima da mesa. “As Forças Armadas estão bastante ansiosas para aprender e pôr em prática o que tem sido feito comercialmente, em vez de tentarem reinventar-se“, disse Karlyn Stanley, da RAND Corporation (uma entidade que trabalha para o departamento de Defesa dos Estados Unidos).
O Exército tem estado a desenvolver tanques não tripulados e veículos mais inteligentes para desarmamento de bombas, embora essas tecnologias ainda sejam controladas remotamente. Na Marinha, tem-se procurado desenvolver submarinos autónomos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nem Uber nem Tesla. Os primeiros autónomos nas estradas serão do Pentágono
{{ noCommentsLabel }}