Aumento das reservas de crude afunda preços em mais de 3%

Os preços do crude mantêm a trajetória de queda, afundando mais de 3%, abaixo da linha dos 50 dólares. Reservas norte-americanas cresceram 3,1% na última semana.

Os preços do petróleo continuam a cair, acentuando a tendência negativa com a divulgação de um aumento maior do que o esperado das reservas nos EUA. Um sinal de maior oferta numa altura em que os investidores estão cada vez mais céticos quanto ao corte efetivo de produção por parte da OPEP.

O Brent, referência para a Europa, caía 3,07% e negociava-se a 46,70 dólares, enquanto um barril de West Texas Intermediate, negociado nos EUA, estava a cotar nos 45,10 dólares em Nova Iorque, uma derrapagem de 3,2% face à última sessão.

Evolução dos preços do Brent

brent-01

A contribuir para a queda está relatório do governo norte-americano, que mostra que as reservas de petróleo no país têm vindo a aumentar. De acordo com a Energy Information Administration, só na última semana os stocks dos Estados Unidos da América cresceram a 3,1%, ou 14,4 milhões de barris.

Segundo a Bloomberg, trata-se do maior crescimento desde 2008, o que mostra que a oferta continua muito superior à procura. Analistas ouvidos pela agência previam um crescimento de dois milhões de barris, ao mesmo tempo que, na terça-feira, o Instituto Americano do Petróleo reportava um aumento do stock na ordem dos 9,3 milhões de barris de crude.

A trajetória de queda nos preços da matéria-prima mantém-se há quatro sessões consecutivas, numa altura em que as esperanças de que a OPEP chegue a um acordo para cortar na produção da matéria-prima se começam a esvair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento das reservas de crude afunda preços em mais de 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião