Lucro do grupo Semapa em 2017 aumenta 2,3% para 194 milhões de euros

  • Lusa
  • 4 Maio 2018

O grupo Semapa aumentou os lucros no exercício de 2017 em 2,3%, para 194 milhões de euros, segundo os resultados consolidados divulgados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O grupo Semapa aumentou os lucros no exercício de 2017 em 2,3%, para 194 milhões de euros, segundo os resultados consolidados divulgados esta sexta-feira no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na Internet.

Estes resultados assentam numa faturação de 2,165 mil milhões de euros, que representa uma subida de 4,3% em relação ao ano anterior.

O EBITDA (ganhos antes de juros, impostos, amortizações, desvalorizações de ativos e provisões) ascendeu a 500,7 milhões de euros, o que significa uma margem (EBITDA/facturação) de 23,1%.

A orientação do grupo para o exterior fica evidenciada pelo facto de as exportações e vendas no estrangeiro representarem 76% do total.

Da mesma forma, por áreas, é inegável o peso da pasta e papel no conjunto das atividades da Semapa, ao contribuir com 1,637 mil milhões de euros para o total faturado, que representa uma variação positiva homóloga de 3,8%.

Já a área do cimento viu as receitas aumentarem 6,0%, para 499 milhões de euros. Os desempenhos positivos verificados em Portugal e Brasil compensaram os desempenhos verificados nos outros mercados, designadamente Líbano e Tunísia.

Uma terceira área, com pouca afirmação absoluta, é a do ambiente, cuja faturação, apesar de ter a maior taxa de crescimento (8,5%), se ficou pelos 29 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do grupo Semapa em 2017 aumenta 2,3% para 194 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião