Hoje nas notícias: Montepio, Função Pública e tribunais

  • ECO
  • 14 Maio 2018

A Associação Mutualista injetou, através da Holding Montepio Seguros, 30 milhões de euros na Lusitânia Seguros, o que ajudou a reforçar os rácios de capital. Esta e outras notícias estão em destaque.

A banca volta a marcar as notícias. O Montepio vai ter de injetar mais 30 milhões de euros na Lusitânia Seguros. Na Função Pública, o ministro Adjunto Pedro Siza Vieira nota que é necessário “fazer escolhas”, reforçando uma ideia que já tinha sido expressada pelo primeiro-ministro. Entre as empresas, os CEO ganham mais 40% em três anos, enquanto os salários dos trabalhadores se mantêm iguais. Isto numa altura em que os tribunais gastam 18 milhões de euros em correio, enquanto as baixas médicas aumentaram para um recorde.

Montepio obrigado a injetar mais 30 milhões na Lusitânia Seguros

A Associação Mutualista injetou, através da Holding Montepio Seguros, 30 milhões de euros na Lusitânia Seguros. Este reforço, imposto pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões, permitiu repor os rácios de capital e colmatar a insuficiência reconhecida pelas autoridades há um ano. E surge ao mesmo tempo que a revisão dos resultados de 2016 da seguradora, com os prejuízos a passarem de 8,4 milhões para 34,625 milhões de euros. Leia a notícia no Público (acesso condicionado).

Aumentos na Função Pública ou contratar mais? “Temos de fazer escolhas”

Pedro Siza Vieira defende que tem de se escolher entre o reforço dos salários ou dos efetivos da Função Pública. O ministro Adjunto nota que “é preciso rejuvenescer a Função Pública, é preciso fazer crescer os seus recursos, precisamos de mais médicos, precisamos de mais enfermeiros, precisamos de mais funcionários na Segurança Social, precisamos de mais gente”. É por isso preciso “fazer escolhas também como vamos usar os recursos que a gestão financeira do governo foi capaz de gerar”. Leia a notícia no Jornal de Negócios (acesso pago).

CEO ganham mais 40% em três anos

A remuneração média dos presidentes executivos das empresas do PSI-20 é de quase um milhão de euros. Este valor aumentou mais de 40% nos últimos três anos, o que reflete os maiores lucros obtidos pelas empresas da bolsa. E 46 vezes mais elevado em comparação com o custo médio que as cotadas têm com os trabalhadores. Há três anos, essa diferença era de 33 vezes. Leia a notícia no Diário de Notícias.

Tribunais gastam 18 milhões por ano com correio

Por ano, os tribunais estão a gastar 18 milhões só com o envio de processos por correio. Um gasto que o Governo está a tentar baixar através de soluções digitais, nomeadamente com o uso do email. Já a Associação Sindical dos Juízes diz desconfiar desta mudança. Leia a notícia no Jornal de Notícias (acesso pago).

Baixas médicas disparam. Mais 800 subsídios de doença por dia em 2018

Apesar do aumento da fiscalização das baixas médicas, a Segurança Social registou no primeiro trimestre um número recorde de trabalhadores em casa por doença. Nos primeiros três meses do ano, pediram-se cinco mil baixas médicas por dia. Mais cerca de 800 em comparação com o mesmo período de 2017. A última vez que se tinham registado números semelhantes foi há quase 20 anos. Leia a notícia na TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Montepio, Função Pública e tribunais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião