Governo corta 1.100 vagas no Superior em Lisboa e no Porto
A ideia da medida, que dividiu a opinião pública e as universidades, é descentralizar, fazendo com que mais estudantes sejam inscritos em instituições em cidades mais pequenas.
A medida proposta pelo Governo de cortar 1.100 vagas no Ensino Superior no Porto e em Lisboa, para empurrar mais estudantes para universidades fora destes dois grandes centros urbanos, vai mesmo avançar, escreve esta terça-feira o Público. De acordo com o jornal, o ministro da tutela vai publicar o diploma esta terça-feira.
A redução das vagas afeta nove instituições, e o efeito é já a partir do próximo concurso de acesso. A Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Lisboa, o ISCTE, o IPL, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, a Escola de Hotelaria e Turismo e as escolas de Enfermagem de Lisboa e do Porto vão receber menos alunos. A exceção são os cursos de Medicina e de Física e Tecnologia Nuclear, que o Governo considerou prioritários.
As restantes universidades do país podem aumentar as vagas em 5%, com preferência para os cursos de ciências, informática e engenharia.
A medida, quando foi apresentada em fevereiro, acumulou críticas das universidades e da sociedade civil. Alguns argumentaram que os alunos com mais dificuldades económicas iriam ser penalizados por terem de se deslocar para fora de Lisboa e Porto caso ali vivam. Outros, incluindo a Universidade de Lisboa, defenderam que este corte levaria muitos a desistir do ensino superior ou a optar por uma instituição privada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo corta 1.100 vagas no Superior em Lisboa e no Porto
{{ noCommentsLabel }}