Hoje nas notícias: Pensionistas, ERS e António Costa

  • ECO
  • 21 Maio 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A maioria dos pensionistas vão ver um aumento real nas suas pensões em 2018 devido à inflação e a falta de recursos humanos na Entidade Reguladora da Saúde são duas das notícias que fazem as manchetes dos jornais. Destaque ainda para o negócio imobiliário de António Costa, que fez o primeiro-ministro ganhar dezenas de milhares de euros.

80% dos pensionistas vão ter um aumento real em 2019

As pensões de 80% dos beneficiários vão sofrer um aumento real em 2019 devido ao avanço da economia nos últimos dois anos. Dos 3,6 milhões de pensões atualizadas este ano, cerca de 2,9 milhões — cujo valor está abaixo dos 857 euros — foram aumentadas acima da inflação. Para além do aumento que começou a ser pago em janeiro, o Governo vai ainda aumentar as pensões de 1,6 milhões de beneficiários em agosto. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Regulador da Saúde tem 58 pessoas para fiscalizar 27 mil estabelecimentos

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sofreu um corte no orçamento de 1,5 milhões de euros há quase dois anos e tem sido alvo de cativações — 23% do orçamento em 2017 e 9% já este ano — o que tem tornado difícil a fiscalização dos estabelecimentos e o tratamento das reclamações. Em entrevista, a presidente da entidade, Sofia Nogueira da Silva, afirma que as 58 pessoas que trabalham na ERS não conseguem dar conta dos 27 mil estabelecimentos a fiscalizar, algo que resulta em prejuízo dos pacientes. Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

António Costa comprou casa e vendeu-a pelo dobro 10 meses depois

O primeiro-ministro comprou juntamente com a sua mulher uma casa perto do Largo do Rato por 55 mil euros e, apenas dez meses depois, conseguiu vendê-la pelo dobro do valor, 100 mil euros. Foram vários os negócios imobiliários que Costa protagonizou nos últimos dois anos, investimentos que permitiram ao chefe do Executivo ganhar dezenas de milhares de euros. Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado).

Subvenções a privados valem 5% da despesa pública

O Governo gastou 4.432 milhões de euros em subvenções públicas em 2017, uma queda de 1,7% face ao ano anterior. Em 2016, o montante atribuído a entidades privadas aumentou 20%, sendo que este foi canalizado maioritariamente para a ação social, o apoio a atividades económicas e o emprego. A Caixa Económica do Montepio foi a instituição que mais recebeu em 2016, com 62,8 milhões de euros. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Há 114 câmaras a pagar a mais de 30 dias

A maioria das Câmaras Municipais do país baixaram o prazo médio de pagamento a fornecedores em 2017, mas ainda há 114 municípios que demoram mais de 30 dias a pagar. De acordo com os números da Direção Geral das Autarquias Locais, a Câmara da Nazaré é a que demora mais, sendo que quatro autarquias pagaram a pronto. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pensionistas, ERS e António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião