Revista de imprensa internacional

Os diamantes (sintéticos) são os nomes melhores amigos das mulheres? Mais um alvo no escândalo Dieselgate. Temer a braços com oito dias de greve de camionistas. "Mãe" da The Phone House treme.

A Volkswagen já não está só no escândalo que ficou conhecido como Dieselgate. A Alemanha acaba de pedir explicações também à Daimler. Mais ao lado no continente, Rajoy acelerou a marcação da votação da moção de censura para evitar que o PSOE agrupe os apoios que precisa para derrubar o Governo. Do outro lado do Atlântico, o Executivo brasileiro está a ver-se a braços com a greve dos camionistas e já pensa em soluções menos recomendáveis. Mais acima no continente, é nos Estados Unidos que se fabricam os diamantes sintéticos que o maior comerciante do mundo deste tipo de pedras vai agora passar a vender. Das joias aos smartphones, a “mãe” da The Phone House está a encerrar quase uma centena de lojas.

El País

Rajoy acelera moção de censura para evitar que PSOE encontre apoios

A votação da moção de censura apresentada pelo PSOE ao Governo espanhol está marcada para quinta e sexta-feira. O momento de decisão foi agendado rapidamente (em apenas seis dias, frente aos 25 dias que o Podemos esperou para marcar a votação da sua moção), porque Mariano Rajoy quer “virar a página o mais depressa possível”, evitando o prolongamento da crise política. Este curto prazo deverá também dificultar a tarefa dos socialistas, que têm de garantir 176 apoios, até ao final da semana, para fazer cair o Executivo.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre / conteúdo em espanhol).

Folha de São Paulo

Governo brasileiro quer deter camionistas para acabar com greve

Sem conseguir pôr termo à greve dos camionistas brasileiros — que já dura há oito dias — o Governo de Temer está agora a pressionar a Polícia Federal, no sentido de acelerar as investigações e detenções dos indivíduos suspeitos de dar apoio ilícito a esta paralisação. Isto apesar de o inquérito estar, supostamente, sob sigilo e ainda numa fase inicial.

Leia a notícia completa na Folha de São Paulo (acesso livre).

Les Echos

Dieselgate. Alemanha pede explicações à Daimler

Depois da Volkswagen, é agora a vez de a Daimler dar explicações ao fiscalizador alemão. As autoridades exigiram que o fabricante recolha as carrinhas Mercedes-Benz Vito, já que se suspeita que os testes de certificação (relativos à emissão de óxido de nitrogénio) a que se submeteram estes veículos tenham sido distorcidos. A empresa alemã tem agora até dia 15 de junho para oferecer uma solução para este problema.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado / conteúdo em francês).

Bloomberg

Maior comerciante de diamantes do mundo vai vender pedras feitas em laboratório

O maior conglomerado de empresas de mineração e comercialização de diamantes do mundo –o De Beers — vai passar a vender pedras preciosas criadas em laboratório, nos Estados Unidos. Durante anos, a gigante recusou abraçar este tipo de cristal, mas irá agora comercializá-lo a 800 dólares por quilate. Ainda que esta seja a primeira vez que o conglomerado se aventura na comercialização de diamantes sintéticos, uma das suas empresas — a Element Six — já era uma das melhores do mundo no seu fabrico.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago / conteúdo em inglês).

The Guardian

Mãe da The Phone House fecha quase 100 lojas

A empresa que detém a The Phone House está a planear fechar 92 das suas lojas, no Reino Unido. Os colaboradores serão transferidos, evitando-se o corte de postos de trabalho. A mudança dos hábitos dos consumidores — que parecem estar a manter os meus dispositivos por mais tempo — e o recuo dos lucros da companhia explicam esta decisão.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião