Madrid propõe novo governador do Banco de Espanha

  • Lusa
  • 29 Maio 2018

Pablo Hernández de Cos será o nome proposto pelo Executivo espanhol para o lugar de governador do Banco de Espanha. Crise política, levou Rajoy a apontar um perfil técnico e não político,

O Governo espanhol vai propor, esta terça-feira, para o lugar de governador do Banco de Espanha Pablo Hernández de Cos, atual diretor-geral de Economia e Estatística da instituição, que irá substituir Luis María Linde, atual detentor do cargo.

É um excelente candidato ao lugar de governador devido à sua grande capacidade técnica, em particular em assuntos bancários e monetários, a sua independência política e experiência e [ainda] prestígio no Banco de Espanha e no Banco Central Europeu”, destacaram fontes do Ministério espanhol da Economia à agência Efe.

Habitualmente, o PP (Partido Popular, direita) no poder e o PSOE (socialistas) na oposição, os maiores partidos espanhóis, chegavam a um acordo prévio sobre o candidato a apresentar.

Mas a crise política aberta com a moção de censura proposta na semana passada pelo PSOE levou o Governo de Mariano Rajoy a avançar com o nome de Pablo Hernández de Cos, que tem um perfil técnico e não político.

A medida terá de ser ratificada pelo rei de Espanha, Felipe VI, e aprovada em seguida em Conselho de Ministros.

Pablo Hernández de Cos nasceu em Madrid em 1971, é licenciado em Ciências Económicas e Empresariais, em Direito e Doutorado em Ciências Económicas tendo trabalhado no Banco de Espanha e no Banco Central Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid propõe novo governador do Banco de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião