Liga e 5 Estrelas voltam a propor Conte para primeiro ministro de Itália
Partidos voltam a propor Giuseppe Conte para o cargo de primeiro ministro de Itália, depois de nova ronda de negociações entre a coligação.
O Liga italiana e o movimento 5 Estrelas vão voltar a propor o nome de Guiseppe Conte para formar Governo em Itália e acabar com o impasse político que o país vive, avançaram os partidos em comunicado. Trata-se de uma nova tentativa da coligação para formar Governo.
Uma hora depois do início da reunião entre os dois partidos e, depois de o presidente da República ter dado uma nova oportunidade a um Governo de coligação, a Liga e o 5 Estrelas disseram ter chegado a acordo na nova ronda de negociações.
No passado 27 de maio, Giuseppe Conte anunciava a desistência de formar Governo em Itália, de acordo com agências de notícias internacionais. Na altura, o Governo que estava a ser planeado por Luigi Di Maio do 5 Estrelas e Matteo Salvini da Liga, assumidamente com uma política anti-imigração, assustou a União Europeia e os mercados.
A possibilidade de Itália ter um Governo avesso ao euro levou, na sexta-feira, os juros italianos a subirem, tendo o spread (diferencial) face aos juros da Alemanha atingido um máximo de 2014.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liga e 5 Estrelas voltam a propor Conte para primeiro ministro de Itália
{{ noCommentsLabel }}