DBRS: Sánchez deve formar Governo de transição e convocar eleições antecipadas

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Junho 2018

A agência considera que Sánchez deveria formar um Governo de transição, uma vez que não conta com apoio parlamentar maioritário nem com uma agenda política definida.

A agência de rating DBRS manifestou esta sexta-feira a sua preocupação em relação ao novo Executivo espanhol, que adveio da aprovação da moção de censura ao Governo de Rajoy apresentada pelo PSOE, devido ao aumento da incerteza política. Para que esta se dissipe, seria melhor que o país visse as suas eleições antecipadas.

“A DBRS é da opinião de que, a partir daqui, novas eleição podem empoderar um Governo mais estável, capaz de implementar medidas estruturais necessárias para colocar o rácio de dívida numa trajetória descendente firme”, pode ler-se na nota enviada às redações. “A situação corrente dos Cidadãos, do PP e do PSOE na opinião pública apoia esta visão”.

Para a agência, esta decisão inédita em território espanhol não afeta em nada o rating da dívida soberana do país e parece conter os riscos de incerteza em torno do Orçamento para 2018, uma vez que Pedro Sánchez já afirmou que não se vai opor às propostas do antigo Governo. Ainda assim, o líder do PSOE “não deu nenhuma indicação em relação sua à agenda fiscal e política a médio prazo”, razão essa para que as dúvidas surjam.

Além disso, a DBRS diz não ser “clara” a “capacidade de o novo Governo ser capaz de implementar iniciativas políticas e manter-se no poder pelo resto da legislatura”, uma vez que não conta com a maioria parlamentar em nenhuma das câmaras.

Para acalmar este clima de incerteza, a DBRS considera que o melhor seria o PSOE formar um Governo de transição até que fosse possível convocar novas eleições e, a partir daí, “formar um Governo maioritário” mais estável e com mais apoio parlamentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS: Sánchez deve formar Governo de transição e convocar eleições antecipadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião