Centeno sobre mudanças em Espanha e Itália: “Temos uma agenda e vamos continuar com ela”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Junho 2018

Centeno afirmou que não vai haver um tratamento especial para que as dúvidas dos eurocéticos se dissipem.

A mudança de liderança em Espanha e Itália não é vista pelos ministros da Finanças europeus como uma ameaça à coesão da União Europeia, mas sim como um acontecimento político habitual. E não haverá cedências nas políticas para nenhum destes países.

Quem o diz é Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, em entrevista à Bloomberg. Quando questionado acerca daquilo que vai mudar, Centeno afirma que o caminho a seguir vai ser “uma continuação do que temos observado na Europa” e que a instituição que lidera desde janeiro deste ano tem uma agenda e vai continuar com ela.

As dúvidas dos italianos em relação ao modelo europeu foram o aspeto central desta entrevista, na qual Centeno afirmou que não vai haver um tratamento especial para que estas se dissipem. “Sabemos que a Itália é fundadora da Europa e a sua perspetiva é muito importante”, afirma o ministro português. Ainda assim, “as regras são iguais para todos os estados-membros e são muito robustas.”

Centeno admite que a Zona Euro e a moeda tem de ser “uma fonte de entusiasmo para todos”, e que essas são também parte das suas responsabilidades. “Temos de combater o populismo com a continuação da nossa agenda de uma forma paciente”, apontou ainda, considerando que a União Europeia tem de saber “lidar com as aspiração de todos os cidadãos”.

Tarifas comerciais são “uma decisão que todos lamentamos”

Acerca das tarifas alfandegárias sobre o aço e alumínio que os EUA impuseram à União Europeia, e que já mereceu a resposta de Juncker, Centeno considera que foi “uma decisão que todos lamentamos”, mas que as discussões bilaterais têm de continuar.

O ministro das Finanças português mostrou-se “cético” em relação ao resultado desta troca de galhardetes entre países num assunto que é tão importante como é o comércio. “Estou muito cético em relação a este tipo de guerras, não acho que resultem naquilo que era esperado pelos países que as iniciaram“, concluiu Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno sobre mudanças em Espanha e Itália: “Temos uma agenda e vamos continuar com ela”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião