89 dias depois das eleições, Governo italiano tomou posse

Itália tem um novo Executivo desde esta sexta-feira. Cerca de três meses depois da ida à urnas,uma aliança entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga permitiu a formação de um Governo.

O novo Governo italiano liderado por Giuseppe Conte tomou posse esta sexta-feira perante o Presidente Sergio Mattarella, depois de a coligação entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga ter chegado a um acordo que permitiu pôr fim ao impasse político que saiu das eleições de 4 de março.

Durante as tentativas para a formação de um Executivo, os mercados financeiros e a União Europeia deram sinais de preocupação perante a possibilidade de um eurocético ocupar a pasta das Finanças e de as política anti-imigração fazerem parte do programa a executar.

Esta sexta-feira, Giuseppe Conte tomou posse como primeiro-ministro. Luigi di Maio, o líder do 5 Estrelas — o partido antissistema que suporta o Executivo –, vai ser vice-primeiro-ministro e ministro do Desenvolvimento Económico, Trabalho e Bem-Estar social. Matteo Salvani, o líder da Liga (partido de extrema-direita), o outro partido que apoia o Executivo, será também vice-primeiro-ministro, acumulando com a pasta do Interior.

Giovanni Tria assume a pasta da Economia (onde as Finanças estão incluídas), com Enzo Moavero Milanesi a tomar posse como ministro dos Negócios Estrangeiros e Paolo Savona a ficar com a pasta dos Assuntos Europeus, adianta o Il Sole 24 Ore.

Segundo a Lusa, a lista completa incluí o primeiro-ministro, os dois vices e 18 ministros.

Giovanni Tria é professor de economia, macroeconomia e história do pensamento económico, e sucede a Padoan nas Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

89 dias depois das eleições, Governo italiano tomou posse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião