Centeno: Governo italiano não vai atrasar reforma do euro
"Vamos com certeza continuar a trabalhar todos em conjunto para o reforço da área do euro", disse o presidente do Eurogrupo, que considera que o novo Governo italiano não influenciará o processo.
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse hoje acreditar que a entrada em funções do novo Governo italiano, assumidamente “antissistema”, não irá atrasar o processo de reforma da zona euro e que será possível tomar decisões na cimeira de junho.
“Não há nenhuma preocupação com o processo, é um processo democrático. Nós temos mudanças de governo em muitos países na Europa, (esta) é mais uma, e vamos com certeza continuar a trabalhar todos em conjunto para o reforço da área do euro”, disse Centeno à entrada para uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro.
Considerando que as discussões estão a desenvolver-se de forma positiva – “as peças começam a cair no sítio onde esperávamos”, apontou -, o presidente do Eurogrupo reforçou que o trabalho em curso envolve “todos os países, e seguramente também o novo Governo italiano”.
“Este é um processo de debate em torno de estratégias muito importantes para a área do euro, não prevemos nenhum atraso nesse sentido”, disse, lembrando que “no final de junho há uma cimeira para tomar decisões”.
Na véspera, o Presidente de Itália, Sergio Mattarella, encarregou Giuseppe Conte de formar Governo, como propuseram os líderes da Liga (nacionalista) e do Movimento 5 Estrelas (antissistema).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno: Governo italiano não vai atrasar reforma do euro
{{ noCommentsLabel }}