CEO da Qatar Airways diz que só um homem pode liderar a companhia

  • ECO
  • 5 Junho 2018

É um cargo com muitos desafios para ser feito por uma mulher, afirmou Akbar Al Baker, presidente executivo da Qatar Airways numa conferência de imprensa em Sidney, na Austrália.

O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirmou que o seu trabalho não podia ser feito por uma mulher. As declarações foram feitas numa conferência de imprensa, em Sidney, na reunião anual da IATA (International Air Transport Association).

Depois de se tornar presidente do conselho de administração da IATA, perguntaram-lhe o que poderia ser feito para melhorar a representação de mulheres na aviação no Médio Oriente. “Claro que [a companhia] tem de ser liderada por um homem, porque é um cargo com muitos desafios”, foi a resposta do CEO, que mereceu algumas manifestações de desaprovação da sala.

No dia anterior, o tema de um dos painéis da reunião foi exatamente o desequilíbrio de género na indústria.

Mais tarde, depois da conferência, o CEO clarificou a sua afirmação à Bloomberg TV, dizendo que se referia apenas a um indivíduo, não ao staff em geral, no qual mais de 33% são mulheres.

"Claro que [a companhia] tem de ser liderada por um homem, porque é um cargo com muitos desafios.”

Akbar Al Baker

CEO da Qatar Airways

Akbar Al Baker é CEO da Qatar Airways, parceira e companhia aérea oficial da FIFA, há mais de 20 anos, desde a sua fundação. A frota da companhia chega quase aos 200 aviões.

No conselho de administração da IATA apenas se encontra uma mulher entre 26 homens. É Christine Ourmières-Widener, CEO do britânico Flybe Group Plc.

O Qatar tem-se debatido com o boicote de quatro países, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito, por acusações de apoio ao terrorismo. Mesmo assim em 2017 teve o maior PIB per capita do mundo, no valor de 124.900 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Qatar Airways diz que só um homem pode liderar a companhia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião