Governo britânico vende participação no RBS. Perde 2,1 mil milhões

O Governo britânico acaba de concluir a venda de uma fatia de 7,7% do maior banco escocês. Com esta operação, arrecadou 2,5 mil milhões, mas acabou por perder 2,1 mil milhões de libras.

O Governo britânico concluiu a venda de parte da sua posição no Royal Bank of Scotland (RBS). Alienou uma “fatia” de 7,7% do maior banco escocês, a um valor de 2,71 libras por ação, o que reflete um desconto de 3,5% face à cotação de fecho da última sessão, adianta o Financial Times (acesso pago). Perdeu milhares de milhões.

Esta transação valeu ao Executivo britânico 2,5 mil milhões de libras (cerca de 2,85 mil milhões de euros), o que representa uma perda de 2,1 mil milhões de libras (perto de 2,4 mil milhões de euros) para os contribuintes britânicos face ao que tinham pago, em 2008, quando foi assumido o controlo público do banco.

Com esta venda, o Estado fica agora com uma participação de 62,4% no RBS. De acordo com o ministro das Finanças britânico, o capital arrecadado deverá servir para reduzir a dívida pública. “Esta é a decisão acertada para os contribuintes, no que diz respeito à construção de uma economia que se encaixe no futuro”, sublinhou Phillip Hamond.

“Estou feliz, porque o Governo decidiu que este é o momento certo para começar o processo de vendas as ações”, salientou, por sua vez, o líder executivo do RBS. Segundo Ross McEwan, este é um passo importante no sentido da privatização do banco e reflete o “progresso” conseguido na simplificação e reforço da segurança da instituição.

O desconto registado nesta operação foi mais expressivo do que aquele aplicado em 2015, o que pode indicar falta de entusiasmo por parte dos investidores. Uma fonte próxima do processo defende, contudo, que esse não foi o caso: os títulos do RBS já estavam bastante desvalorizados ainda antes da venda ter sido anunciada, fruto da instabilidade política vivida, nos últimos tempos, em Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo britânico vende participação no RBS. Perde 2,1 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião