Dados de 92 milhões de utilizadores do MyHeritage foram roubados

  • Lusa
  • 7 Junho 2018

Dados relacionados com as passwords de mais de 92 milhões de utilizadores do site genealógico MyHeritage foram roubados. Por uma questão de segurança, empresa recomenda que as senhas sejam alteradas.

Informação relacionada com as passwords, bem como os e-mails, de mais de 92 milhões de utilizadores do site genealógico MyHeritage, com sede em Or Yehuda, arredores de Telavive, foram roubados, informou o jornal Calcalist de Israel.

De acordo com o jornal, o portal permite que os utilizadores criem a sua árvore genealógica através da pesquisa de documentos históricos, como censos, bancos de dados de migração, casamentos e enterros, podendo ser usados em 42 idiomas, além de oferecer um serviço de análise genética, com um banco de dados.

Em comunicado, a empresa disse que o roubo ocorreu a 26 de outubro, mas a fuga só foi descoberta na segunda-feira quando foi contactada por um investigador independente de segurança que avançou ter encontrado uma base de dados com os e-mails e as senhas de 92.283.889 pessoas.

O MyHeritage garantiu que “não arquiva as senhas dos utilizadores” e que a base de dados descoberta contém apenas as hashs — isto é, um código único que está associado a cada palavra-passe. Uma vez que é possível obter a hash de uma password, mas é impossível obter o conteúdo da password a partir da hash, a empresa calcula que qualquer pessoa que tenha acedido à informação roubada não tem forma de invadir as contas dos utilizadores afetados. Contudo, a empresa recomenda que todas as senhas sejam alteradas, para uma maior segurança.

“Não há evidências de que os dados do arquivo tenham sido usados pelos perpetradores”, disse a empresa aos seus clientes, que indicaram não ter detetado qualquer atividade que aponte para uma exposição das contas.

“Acreditamos que a intrusão está limitada aos endereços de e-mail, não acreditamos que algum outro sistema tenha sido envolvido. As informações do cartão de crédito não são salvas”, afirmou a empresa, que afirma ter tomado medidas para que o incidente não repita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dados de 92 milhões de utilizadores do MyHeritage foram roubados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião