Frezite lança-se ao espaço com compra da HPS

  • ECO
  • 12 Junho 2018

Frezite comprou uma empresa do Porto que produz isolamentos térmicos de veículos espaciais e outra de Vila do Conde que fabrica máquinas inteligentes.

A Frezite comprou a High Performance Structures Gestão e Engenharia (HPS Lda), uma empresa que, entre outros projetos espaciais, concebeu os escudos térmicos da ExoMars, a sonda europeia destinada à exploração do planeta Marte.

A informação foi revelada pelo chairman da Frezite, José Manuel Fernandes, ao Jornal de Negócios. “Adquirimos a participação do grupo alemão na HPS Lda, ou seja, mais de 90% do capital desta empresa de engenharia para a produção de sistemas e tecnologias para o setor do espaço”, indicou.

A HPS Lda, empresa do Porto, foi fundada — e era controlada até há pouco tempo — pela alemã HPS GmbH. Além dos escudos térmicos da ExoMars, também concebeu o Sentinel, programa de observação da Terra, ambos liderados pela Agência Espacial Europeia (ESA).

A par da HPS Lda, a Frezite também acaba de adquirir a SERI – Sociedade de Estudos e Realizações Industriais, sediada em Vila do Conde. Em causa está uma empresa de engenharia de metalomecânica que “tem como objeto a produção de bens de equipamento e máquinas inteligentes”. A Frezite adquiriu, “para já, 51% do capital da SERI, devendo chegar aos 100% dentro de quatro anos”, diz José Manuel Fernandes.

Com estas duas aquisições, “a Frezite segue uma estratégia clara de crescimento, mantendo o foco na diversificação de tecnologia de elevado valor acrescentado”, nota ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frezite lança-se ao espaço com compra da HPS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião