Quanto vale a seleção nacional, campeã da Europa, neste Mundial?

  • Rita Atalaia
  • 15 Junho 2018

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Gelson Martins tornam a seleção nacional numa das dez mais valiosas neste mundial: está avaliada em quase 500 milhões de euros.

O Mundial de 2018 ainda está a começar e Portugal já ganhou uma medalha: é uma das dez equipas mais valiosas do campeonato. A seleção nacional, que ganhou o Europeu de 2016, está avaliada em quase 500 milhões de euros. E, se tem esta avaliação, é graças ao conjunto de estrelas que compõe a equipa, nomeadamente Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Gelson Martins. Só CR7 contribui com 100 milhões de euros.

A seleção nacional está avaliada em 464,50 milhões de euros, de acordo com o site Transfermarkt. Está em oitavo lugar entre as dez mais valiosas, com França a liderar este ranking. A equipa francesa vale 1,08 mil milhões de euros, dos quais 120 milhões pertencem ao extremo direito Kylian Mbappé.

Logo de seguida surge Espanha (1,03 mil milhões), mas também o Brasil. A equipa treinada por Tite está avaliada em 981 milhões, com Neymar a ser a estrela mais valiosa depois da transferência do Barcelona para o Paris Saint-Germain. Já a Alemanha, que venceu o Mundial de 2014, tem um valor de 883 milhões, a alguns milhões de distância da Croácia — o país está em 10.º lugar a valer 360 milhões.

Portugal está em oitavo lugar entre as seleções mais valiosas

Fonte: Transfermarkt

CR7? CR 100 milhões de euros

Os muitos milhões em que a equipa portuguesa está avaliada não surpreendem. Entre os 23 convocados, há várias “estrelas” que fazem com que a seleção nacional brilhe entre as 32 equipas que vão jogar neste Mundial de 2018.

Nesta lista milionária, Cristiano Ronaldo está (sem surpresa) em primeiro lugar — vale 100 milhões de euros. Mas este valor ainda poderá subir, dependendo do desempenho do jogador, considerado cinco vezes o melhor do mundo, neste campeonato e caso se confirme a ida do internacional português do Real Madrid para o Paris Saint-Germain. O clube está disposto a pagar 150 milhões de euros pela transferência, de acordo com vários meios de comunicação.

Ronaldo é o que mais contribui para os 500 milhões da seleção

Fonte: Transfermarkt

Neste top dos atletas que mais contribuem para os muitos milhões da seleção surge ainda Bernardo Silva, com uma avaliação de 50 milhões, e Gonçalo Guedes, com 40 milhões. Já Gelson Martins e William Carvalho (dois dos atletas que apresentaram uma carta de rescisão ao Sporting), estão avaliados em 30 e 25 milhões, respetivamente.

A competição arrancou na quinta-feira, com a Rússia a golear a Arábia Saudita por 5-0. Mas Portugal apenas vai estrear-se esta sexta-feira no Mundial 2018, num jogo contra Espanha. Este frente a frente acontece depois de a equipa do país vizinho ter ficado, a dois dias do jogo, sem selecionador. Julen Lopetegui — que foi entretanto substituído por Fernando Hierro — foi despedido pouco tempo depois de ter sido anunciado como treinador do Real Madrid para as próximas três temporadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto vale a seleção nacional, campeã da Europa, neste Mundial?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião