T-Roc continua a puxar pela produção automóvel em maio.
A ACAP dá conta da produção de 28.707 veículos, mais 64,7% que em maio de 2017, um avanço diretamente ligado com a produção do modelo T-Roc da Volkswagen.
A produção automóvel continua a avançar a um ritmo elevado. Em maio deste ano foram produzidos mais de 28 mil veículos em Portugal, com a produção de veículos ligeiros a destacar-se em relação aos pesados, aponta a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Em comunicado, a ACAP dá conta da produção de 28.707 veículos, mais 64,7% que em maio de 2017. Olhando para o período de janeiro a maio, registou-se um crescimento de 86,2%, correspondendo a 126.578 unidades. Estes avanços estão diretamente ligados com a produção do modelo T-Roc da Volkswagen, como já tinha confirmado ao ECO o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro. Neste mês em particular, o SUV compacto representou 57% do total da produção nacional.
Destaca-se o crescimento dos ligeiros de passageiros que, com mais de 23 mil unidades produzidas, foi de 88,7% face ao período homólogo. Já relativamente aos comerciais de passageiros, foram produzidos mais 15,7% (5.037 unidades). A registar uma quebra na produção estiveram os veículos pesados, que no quinto mês do ano deslizaram menos 41,7% menos unidades, ou seja, 451 veículos.
A “informação estatística relativa aos cinco primeiros meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 96,8 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, lê-se ainda no comunicado.
A União Europeia continua a ser o principal destino das exportações de veículos, sendo que 91,4% da produção é canalizada para os países-membros. Destaca-se a Alemanha, com 20,7%, França, com 14,2%, e Espanha, com 12,1%. O segundo maior mercado é o asiático, com a China a receber 2,7% dos veículos produzidos em Portugal.
(Notícia atualizada às 18h17 com a percentagem de T-Roc produzidos)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
T-Roc continua a puxar pela produção automóvel em maio.
{{ noCommentsLabel }}