Gestor cultural José Guirao é o novo ministro da Cultura e Desporto espanhol
O gestor cultural e antigo diretor do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia irá tomar posse no Palácio da Zarzuela na quinta-feira
O novo ministro da Cultura e do Desporto espanhol é José Guirao, que sucede no cargo a Màxim Huerta que apresentou a sua demissão esta quarta-feira, confirmaram à agência EFE fontes do Governo espanhol.
Guirao foi diretor-geral de Belas Artes e Arquivos do Ministério da Cultura de 1993 a 1994 e diretor do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia entre 1994 e 2001.
O gestor cultural e especialista em arte irá tomar posse no Palácio da Zarzuela na quinta-feira às 11h00 horas locais (10h00 horas em Lisboa), segundo as mesmas fontes do Governo espanhol.
Licenciado em Filologia Hispânica, Guirao nasceu em 1959, tendo sido indigitado para o cargo de ministro uma semana depois de o novo Governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez ter tomado posse.
Girao sucede a Màxim Huerta que disse “estar inocente”, mas que decidiu demitir-se para não prejudicar o “projeto renovador” do presidente do Governo espanhol Pedro Sánchez. O ex-ministro da Cultura foi confrontado esta quarta-feira com notícias de que entre 2006 e 2008 terá defraudado em 256.778 euros o Fisco espanhol.
“Vou-me embora para não permitir que o avolumar do ruído prejudique o projeto de Sánchez, que criou tantas expectativas nas pessoas”, salientou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gestor cultural José Guirao é o novo ministro da Cultura e Desporto espanhol
{{ noCommentsLabel }}