Alemanha e França querem orçamento comum e fundo de resgate mais próximo do FMI

  • Lusa
  • 19 Junho 2018

Macron defende que o orçamento comum poderia estar pronto a partir de 2021, e Merkel fala num fundo de resgate que vá na direção do FMI.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, defenderam esta terça-feira uma reforma da zona euro que passe por um orçamento comum e a reconversão do fundo de resgate numa versão europeia do FMI.

“Vamos empenhar-nos num orçamento do euro”, disse Merkel numa conferência de imprensa em Meseberg, a norte de Berlim, com Macron, que defende há muito tempo a criação de um orçamento que seja um instrumento de solidariedade e de estabilidade para os 19 membros da zona euro.

Um tal orçamento poderia ser concretizado a partir de 2021, precisou o presidente francês. O orçamento para o euro será “paralelo” ao quadro financeiro plurianual da União Europeia e terá por objetivo “a convergência” entre os países.

Quando ao fundo de resgate – Mecanismo Europeu de Estabilidade –, disse Merkel, deverá servir para dotar a zona euro de um “instrumento extra” para melhorar “a estabilidade” e enfrentar “problemas de liquidez”. O mecanismo evoluirá, portanto, “na direção do FMI”, o Fundo Monetário Internacional.

Merkel e Macron reuniram-se esta terça-feira para conciliar posições com vista à cimeira europeia da próxima semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha e França querem orçamento comum e fundo de resgate mais próximo do FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião