PSD ataca impostos sobre os combustíveis. “Pagamos mais que na troika”, diz Rui Rio

Os combustíveis têm vindo a subir. E mais de metade do valor pago por litro são impostos. O PSD critica. Em vídeo, explica o porquê, acusando a geringonça de promessas que não cumpre.

Os preços dos combustíveis têm subido de forma expressiva. Perante a escalada das cotações do petróleo, os valores de venda da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento nacional disparou, sendo que mais de metade do valor pago pelos consumidores são impostos. Num vídeo publicado nas redes sociais, o PSD denuncia a elevada fatura suportada pelos portugueses, criticando o Governo, bem como os partidos que apoiam a solução governativa, de fazerem promessas que não podem cumprir, nomeadamente a descida do ISP. Diz que “não há uma varinha de condão”.

Partindo de o exemplo de um abastecimento de 20 litros num veículo a gasóleo, o PSD destaca o valor a pagar: 29,18 euros, sendo que os impostos representam cerca de 14 euros. “Mais de metade [do valor a pagar] ao abastecer foram impostos”, vê-se neste vídeo que será emitido em Tempo de Antena. A culpa, diz o partido liderado por Rui Rio, é da fiscalidade. “A fatura fiscal bate todos os recordes”, nota, explicando que esta reflete o que aconteceu a 11 de fevereiro de 2016.

Nessa altura, o Governo subiu o imposto sobre os produtos petrolíferos, o ISP, em sete cêntimos. “Como os preços estavam a baixar, quase não se notou”, diz o PSD, lembrando, no entanto, que havia o compromisso de rever o imposto de três em três meses procurando o “princípio da neutralidade”. Mas, “correu mal logo no início. Os preços subiram, mas o Governo devolveu menos… 250 milhões a mais para os cofres do Estado”. E no ano passado, o Governo aboliu o sistema. “A consequência é que os portugueses pagam mais”, com o Estado a arrecadar 1250 milhões em ISP desde 2015.

“Quando tomou posse, o Governo disse que a austeridade tinha acabo porque o tempo da troika tinha sido muito mau”, começa por dizer Rio, neste vídeo. Para logo a seguir voltar a explicar o mecanismo anunciado pelo Governo, que prometia baixar o ISP com a subida das cotações do petróleo. E notar que “não cumpriu a promessa”. E, por isso, os portugueses “estão a pagar muito mais do que no tempo da troika“, diz o líder do PSD.

“Governo, ou seja, PS, PCP e BE, prometeram o que não podem cumprir porque há constrangimentos fiscais. Não é por estar este governo que há uma varinha de condão. Não é por isso que aquilo que era difícil passa a ser fácil”, diz Rui Rio. “Não podemos assumir compromissos que mais tarde sabemos que não podemos cumprir. Os portugueses estão a assistir a isso”, nota, para rematar: “Não estamos no país das maravilhas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD ataca impostos sobre os combustíveis. “Pagamos mais que na troika”, diz Rui Rio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião