Morreu Fernando Guedes, presidente da Sogrape

  • ECO e Lusa
  • 20 Junho 2018

O comendador Fernando Lobo Guedes foi presença relevante no setor vitivinícola. Morre aos 87 anos.

Fernando Guedes, presidente Conselho de Administração da Sogrape e filho do fundador da empresa sediada em Avintes (Vila Nova de Gaia), morreu esta quarta-feira aos 87 anos.

Nascido a 29 de dezembro de 1930 em Penafiel, Fernando Lobo Guedes ingressou na Sogrape (então Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal, fundada pelo seu pai) em 1952, tendo exercido os cargos de diretor técnico de produção e, mais recentemente, de presidente do Conselho de Administração, função que ainda mantinha, indica a Lusa.

Fernando Guedes com a ministra espanhola da Agricultura de então, Elena Espinosa, durante a reunião informal dos ministros da Agricultura da União Europeia, no Pinhão, no norte de Portugal, a 17 de setembro de 2007. Estela Silva/LUSA

Em comunicado, a AEP – Associação Empresarial de Portugal manifestou “o seu profundo pesar”. A associação “recorda a figura de grande relevância e um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas, uma referência incontornável para muitas gerações de empreendedores portugueses e estrangeiros, cujo trabalho ao longo da sua longa carreira deu um impulso que projetou a Sogrape para um reconhecimento que muito tem contribuído para a afirmação da imagem de Portugal no exterior”.

Fernando Guedes foi presença relevante no setor vitivinícola e integrou o Conselho Geral da AEP entre 1996 e 2002. Em 2017, foi destacado com a categoria de Sócio Honorário da AEP.

Entre as várias distinções que o empresário recebeu está a condecoração, em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Fernando Guedes, presidente da Sogrape

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião