EDP obtém 750 milhões em obrigações. Paga 1,67%

Em apenas uma semana, a EDP garantiu cerca 1.400 milhões de euros. Após a venda de défice tarifário, agora concluiu uma emissão de obrigações a oito anos com um juro de 1,67%

A EDP levantou 750 milhões de euros após uma emissão de obrigações a oito anos, pelas quais pagou uma taxa de juro de 1,67%, indicou a elétrica num comunicado enviado ao mercado.

“A EDP Finance fixou hoje [quarta-feira] o preço de uma emissão de obrigações no montante de 750 milhões de euros com vencimento em janeiro de 2026, cupão de 1,625%, a que corresponde uma yield de 1,67%”, segundo o documento publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Atualmente, como referência, a taxa de juro das obrigações portuguesas a oito anos negoceia nos 1,424%.

Segundo a utility liderada por António Mexia, a “emissão destina-se a financiar as necessidades decorrentes da atividade normal da empresa, permitindo alongar o seu prazo de maturidade e reforçar a sua flexibilidade financeira”.

Com esta operação, a EDP volta a realizar um encaixe financeiro significativo em poucos dias. Na semana passada, a elétrica anunciou a venda de uma fatia de défice tarifário, num negócio avaliado em 641 milhões de euros.

Isto acontece numa altura em que a empresa portuguesa está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte da China Three Gorges, que oferece uma contrapartida de 3,26 euros para vir a controlar mais de metade da EDP — o grupos chinês detém atualmente cerca de 23%.

EDP perde brilho na bolsa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP obtém 750 milhões em obrigações. Paga 1,67%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião