Altice Portugal e sindicatos chegam a acordo. Aumentos salariais começam nos 4%

A dona da Meo já chegou a um entendimento com os sindicatos para a revisão do acordo coletivo de trabalho. Aumentos salariais começam nos 4% para os salários mais baixos.

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice Portugal chegaram a acordo com a empresa na negociação do acordo coletivo de trabalho. O acordo prevê “aumentos salariais que começam nos 4% para salários mais baixos”, mais um dia de férias “indexado à assiduidade”, entre outras medidas a benefício dos funcionários.

“A Altice Portugal e as associações sindicais chegaram a um entendimento inédito no que respeita a matérias constantes no acordo coletivo de trabalho”, avança a empresa numa nota enviada à comunicação social. “Este foi um processo que culminou ao fim de mais de dois meses de intensas negociações e que as partes acreditam servir a comunidade de trabalho da Altice Portugal em diversas vertentes”, acrescenta a dona da Meo.

A revisão do acordo coletivo de trabalho da antiga PT é vista pela empresa como “ambiciosa e abrangente”. As medidas acordadas foram:

  • “Aumentos salariais que começam nos 4% para salários mais baixos”;
  • “Acréscimo de um dia de férias, indexado à assiduidade”;
  • “Reforço da proteção da parentalidade, da conciliação entre a vida pessoal e profissional e de medidas de responsabilidade social”;
  • “Criação de condições mais atrativas em determinados regimes de trabalho caracterizados por penosidade acrescida”;
  • “Melhores condições de acesso à reforma”;
  • “Revisão dos benefícios de comunicações concedidos”.

A Altice Portugal, liderada por Alexandre Fonseca, “empenhou-se profundamente no diálogo social e na relação com as estruturas de representantes dos trabalhadores”. “O presente entendimento vem reforçar e confirmar a capacidade de diálogo social da Altice Portugal, que já havia demonstrado no processo negocial de 2016”, diz a empresa em comunicado.

Sindicato considera “positiva” a negociação

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) classificou como “positiva” a negociação com a Altice para revisão do acordo coletivo de trabalho, há muito pedida e agora concluída, nomeadamente pela garantia de inexistência de despedimentos.

O presidente do STPT destacou ainda que o documento prevê aumentos salariais, há muito pedidos pelos trabalhadores, entre 1% e 4% e entre 10 e 25 euros, consoante o rendimento base.

“Os trabalhadores até 800 euros vão levar mais 25 euros por mês para casa, valor que é de 20 euros para quem ganha entre 800 e 1.000 euros, de 15 euros para quem recebe 1.000 a 1.500 e de 10 euros para quem ganha até 3.000 euros”, precisou Jorge Félix.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice Portugal e sindicatos chegam a acordo. Aumentos salariais começam nos 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião