Sapec vende negócio agroalimentar por 456 milhões

A empresa reitera a intenção de distribuir uma "parte significativa" do valor obtido pelos acionistas.

A Sapec chegou a acordo para a venda da divisão agroalimentar. A Bridgepoint vai ficar com as operações num negócio de 456 milhões de euros. Parte do dinheiro vai ser entregue aos acionistas.

A Lazard estava mandatada para encontrar um comprador para a unidade. Agora, foi anunciada a concretização da operação, sendo que a conclusão estará dependente das autoridades da concorrência de Portugal e Espanha. A empresa espera ter o aval dentro de dois meses.

A venda por 456 milhões de euros inclui a dívida. A Sapec refere, em comunicado citado pela Bloomberg, que a transação atribui um valor líquido de 318,4 milhões de euros. A administração reitera a intenção de distribuir uma “parte significativa” do valor obtido pelos acionistas.

Perante a expectativa de que a venda se concretizasse, as ações da Sapec dispararam na bolsa de Bruxelas. Antes de serem suspensas de negociação, as ações atingiram o valor mais elevado em sete anos, nos 70,10 euros.

Consolidação no setor

A alienação da Sapec Agro acontece numa altura em que o setor agroquímico tem registado movimentações de concentração que vão desde a Monsanto e a Bayer até à Syngenta e a ChemChina.

A Sapec Agro, empresa fabricante de produtos para proteção de culturas tem em Espanha o seu principal mercado e exporta mais de 65% da sua produção. Gerida por João Estrela, a empresa chegou a ter como chairman Eduardo Catroga.

A empresa que está sediada em Setúbal começou por explorar minas passando depois para o negócio dos adubos que abandonou nos anos 90 para se dedicar à comercialização de produtos para proteção de culturas como herbicidas, pesticidas e fungicidas para vinhas, campos de batata, milho ou fruta. A partir de 2000, a empresa investiu na produção própria tendo mesmo uma unidade fabril fitofarmacêutica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sapec vende negócio agroalimentar por 456 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião