Um em cada quatro portugueses já tem seguro de saúde

  • ECO
  • 3 Julho 2018

No mês de março, 2,4 milhões de portugueses tinham um seguro de saúde. Uma subida bastante expressiva desde o final de 2014.

São cada vez mais os portugueses que optam por ter um seguro de saúde, de acordo com os dados da Associação Portuguesa de Seguradores, citados pelo Diário de Notícias (acesso condicionado). No mês de março, um em cada quatro cidadão tinha este tipo de seguro, totalizado 2,4 milhões de pessoas. Isto representa um aumento bastante significativo, tendo em conta que, no final de 2014, eram menos de dois milhões de pessoas.

Esta evolução positiva deve-se, na maioria, às empresas, uma vez que estas apostam nos seguros de grupo. Por sua vez, os individuais tiveram uma subida mais ligeira nestes quatro anos, mantendo-se entre os 850 e os 900 mil beneficiários.

Mas, do lado dos especialistas, este aumento também se deve à procura crescente por serviços privados de saúde. “Há de facto incentivos fortes para recorrer ao privado”, disse o economista Ricardo Paes Mamede, ao DN. “Seja através dos seguros de saúde pagos por empresas — que os usam cada vez mais como opção em vez de aumentos nos salários — ou através da ADSE, e o mais forte deles todos, que é o SNS não conseguir responder ao nível dos tempos de espera e da qualidade expectável”.

Quase 40% da população portuguesa, além de ter acesso ao Serviço Nacional de Saúde, está ainda coberta por um subsistema de saúde público (por exemplo, a ADSE ou a Assistência na Doença aos Militares), privado ou um seguro de saúde (individual ou de grupo). “O SNS é um pilar fundamental do sistema de saúde, que deve ser reforçado. Se o SNS não estiver bem, contagia todo o setor”, sublinha Óscar Gaspar, ex-secretário de Estado da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada quatro portugueses já tem seguro de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião