A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A China Three Gorges contratou mais um assessor americano na oferta de 9,1 mil milhões sobre a EDP. O Citigroup junta-se ao Bank of America para ajudar chineses a concluírem operação que EUA podem travar. As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas. O novo cálculo permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das pensões. Quem passou a receber reforma este ano vai ter direito a retroativos.

A China Three Gorges reforçou a equipa que presta assessoria financeira na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP, apurou o ECO. Inicialmente, os chineses tinham como assessor único o Bank of America Merril Lynch nesta operação que inclui ainda uma oferta sobre a subsidiária EDP Renováveis. Mas perceberam que vão precisar de mais suporte e contrataram mais um banco norte-americano, o Citigroup, para ajudar a concluir um negócio de 9,1 mil milhões de euros que, face aos moldes atuais, não terá autorização… norte-americana.

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das pensões.

Portugal deverá vender mais cinco caças F16 à Roménia, isto depois de a Força Aérea romena ter adquirido 12 destes aviões ao Governo português nos últimos anos num negócio avaliado em 181 milhões de euros.

A UBS analisou 77 cidades espalhadas pelo mundo, avaliando parâmetros como preços praticados, poder de compra e rendimentos. O estudo concluiu que as cidades europeias estão na maioria do top 10 com os preços mais elevados, com Zurique em destaque. Por sua vez, Lisboa está a meio do ranking, ocupando a 42.ª posição.

Para muita gente, verão é sinónimo de Algarve, de férias. Mas, para alguns motoristas de plataformas como a Uber, verão e Algarve significam trabalho. Muito trabalho. Mais propriamente, uma oportunidade única para aumentarem os rendimentos, aproveitando a época balnear numa zona em ebulição nesta altura do ano. Para uns, os fins de semana são como pérolas. Outros aproveitam as manhãs ou noites para trabalhar, enquanto as tardes são passadas a descansar na praia. Há até grupos que se organizam para alugar casas, ou motoristas que viajam todos os dias de comboio para fazer um turno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião