UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo
Este elimina 99% das tarifas impostas às transações entre as duas potências. As taxas aplicadas a produtos como o queijo, o vinho e a carne de porco caem.
A União Europeia (UE) e o Japão assinaram esta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma “mensagem clara” contra o protecionismo.
A UE e o Japão assinaram um Acordo de Associação Económica que, segundo uma declaração conjunta dos três líderes signatários, “envia uma mensagem poderosa de promoção do comércio livre, justo e regrado, e contra o protecionismo”. “Enviamos uma mensagem clara de que fazemos uma frente comum contra o protecionismo”, disse Donald Tusk, em conferência de imprensa após a assinatura do acordo.
Este elimina 99% das tarifas impostas às transações entre as duas potências. As taxas aplicadas a produtos como o queijo, o vinho e a carne de porco vão ser eliminadas, sendo que custam atualmente mil milhões de euros às empresas.
Este é o maior acordo comercial negociado pela UE e que liberaliza a maior parte das trocas comerciais com o Japão. O documento foi assinado por Donald Tusk, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concluindo um processo negocial que se iniciou em 2013.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo
{{ noCommentsLabel }}