Powell reitera que subida gradual das taxas de juro é o “melhor caminho”

  • Lusa
  • 17 Julho 2018

O mercado laboral forte, a inflação próxima do objetivo e os riscos para as perspetivas em geral equilibrados justificam a posição do presidente da Reserva Federal dos EUA.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, reafirmou esta terça-feira que “o melhor caminho” para a política monetária norte-americana é continuar com a gradual subida das taxas de juro, atualmente entre 1,75% e 2%.

“Com o mercado laboral forte, a inflação próxima do nosso objetivo e os riscos para as perspetivas em geral equilibrados, o comité de política monetária da Fed crê que, por agora, o melhor caminho é continuar a subida gradual das taxas de juro”, disse Powell ao comparecer numa comissão do Senado.

O banco central norte-americano já aumentou duas vezes as taxas de juro desde o início do ano e apontou mais duas possíveis subidas até ao fim de 2018.

Powell sublinhou que a Fed está consciente de que, “por um lado, aumentar as taxas de juro muito lentamente pode levar a uma maior inflação” e, “por outro, se o fizer de uma forma demasiado rápida, a economia pode debilitar-se e a inflação situar-se de forma persistente abaixo do objetivo” do banco central (2%).

A economia norte-americana mostrou sinais de boa saúde e espera-se que mantenha um ritmo de crescimento “sólido” este ano, apontou o presidente da Fed.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos está atualmente em 4% e o índice de preços no consumidor superou os 2% nos últimos meses, depois de anos abaixo dessa meta.

A próxima reunião de política monetária da Fed terá lugar nos dias 31 de julho e 1 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell reitera que subida gradual das taxas de juro é o “melhor caminho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião